47 3363 5696 | 47 997087711(whatsapp) hugodalazoana@hotmail.com

O QUE SÃO BRAQUETES AUTOLIGADOS?

Se você ainda não ouviu falar nesse termo, certamente ouvira. As grandes companhias de material ortodôntico já lançaram suas versões de self-ligating braces, ou braquetes autoligados. Mas o que seria, exatamente, este tipo de aparelho ortodôntico?

Bom, aparelho ortodôntico autoligado é a denominação mais comum de aparelhos compostos por brackets que não necessitam de ligadura elásticas ou metálicas para o fio, ou arco ortodôntico, fiquem presas no interior dos slots, as peças possuem um dispositivo próprio, geralmente semi-automático, para prender o arco em seu interior

Os aparelhos autoligados são assim tão eficientes porque não necessitam de ligaduras elásticas ou metálicas isso diminui o atrito entre o fio e o bracket enormemente, permitindo a aplicação de forças super leves, o que é ideal para uma excelente movimentação ortodôntica, alem de trazer mais conforto ao paciente. O mecanismo também diminui o numero de consultas necessárias, uma vez que devemos deixar o aparelho ‘trabalhar’ deforma mais continua. As consultas também são mais rápidas, devido à facilidade em se trocar os fios.

A maior desvantagem ainda reside no custo, bem mais alto que os aparelhos convencionais. Uma indústria nacional, a Aditek, iniciou recentemente a fabricação deste tipo de aparelho, mas em nossa opinião, ainda é necessário mais estudos clínicos para avaliarmos sua eficiência mais já é um grande passo para que o custo diminua. Embora se jamais caro, arcamos que o investimento compensa, pelos benefícios que pode trazer. Se você tiver alguma duvida ou curiosidade sobre esses aparelhos, não hesite em nos perguntar:

Os braquetes autoligados apresentam algumas vantagens em relação aos convencionais. Entre elas podemos destacar:


1. Menor Atrito
.

Os autoligados apresentam menor atrito do braquete com o fio e, com isso, menor resistência ao deslocamento dos dentes.


2. Movimentos mais rápidos
.

Alguns tipos de movimento podem ser obtidos de forma mais rápida e eficiente com os autoligados. A fase de nivelamento e alinhamento, correção de apinha mentos, os movimentos de rotação, as mecânicas de deslize (refração de dentes posteriores ou mesialização) e o tracionamento de dentes ectópicos ou inclusos, geralmente podem ser realizados em tempo menor.


3. Facilidade na troca dos arcos
.

A troca de arcos é muito mais rápida neste sistema. Mais rápido mais fácil e mais confortável para o paciente, para o profissional e para a equipe.


4. Tempo de tratamento menor
.

Alguns autores chegam a quantificar, sugerindo que o ativo com autoligado tende a ser de 4 a 9 meses mais rápido.


5. Melhor higiene
.

As ligaduras elásticas são facilmente contaminadas pelo streptacocos mutans e a manutenção destas entre as consultas, aumentam a tendência de formação de placa e inflamação gengival.


6. Número de consultas menor
.

Os pacientes que utilizam o sistema autoligado podem e devem ser agendados com intervalos maiores entre as consultas após o termino da montagem do aparelho.


7. Reabsorção Radicular

Apesar de se obter movimentação mais rápida, não tem sido observado aumento de reabsorção radicular nos casos tratados com estes braquetes.