47 3363 5696 | 47 997087711(whatsapp) hugodalazoana@hotmail.com

Autoligado: tire suas dúvidas sobre o aparelho sem borrachinha

O aparelho sem borrachinha, conhecido como aparelho ortodôntico autoligado, é a mais nova aposta dos dentistas. Isso porque, diferentemente das opções tradicionais, esse modelo não exige visitas ao dentista com tanta frequência. Além disso, o fio metálico fica acoplado nas canaletas, diminuindo problemas causados por outros sistemas. Uma ótima vantagem para quem deseja bons resultados com menos idas à clínica.

Por ser um tratamento mais moderno, o autoligado costuma trazer algumas dúvidas. Por isso, apresentamos, a seguir, alguns dos aspectos mais relevantes sobre esse aparelho. Confira!

O aparelho sem borrachinha tem custo alto?

Dúvidas sobre os preços são as mais comuns quando o assunto são tratamentos odontológicos. Assim como em qualquer tipo de procedimento, o valor pode variar conforme a marca e o material escolhido.

Além disso, os especialistas costumam cobrar a mão de obra, o que pode elevar os gastos. Apesar de o preço total ser consideravelmente mais alto em relação ao dos aparelhos comuns, o material utilizado é mais resistente, o que reduz a necessidade de consertos. Outra vantagem poderosa é que esse sistema tem o tempo de tratamento menor, o que o torna mais benéfico ao paciente.

Como é feita a limpeza desse aparelho?

Assim como em qualquer outra situação, a higiene é fundamental para conservar a saúde da boca e para a preservação do próprio aparelho. É importante manter uma limpeza adequada, usando fio dental e escovando os dentes três vezes ao dia.

Esses cuidados podem livrar a pessoa de doenças bucais. E ainda acelera o processo de alinhamento da arcada dentária, pois facilita o deslizamento entre os braquetes e o fio, minimizando o atrito.

O aparelho pode causar dor?

Muitas pessoas que já usaram aparelhos tradicionais sabem que o tempo de adaptação e as manutenções podem causar bastante incõmodo. O aparelho autoligado utiliza arcos ortodônticos ligados diretamente aos braquetes, eliminando de vez as borrachinhas. Com isso, há menos pressão sobre os dentes e a gengiva, o que reduz o atrito e, consequentemente, a dor.

Quando o uso do aparelho sem borrachinha é recomendado?

Por ser um aparelho com bom desempenho, o autoligado é recomendado para alinhamento e nivelamento dos dentes. Ou seja, qualquer pessoa de qualquer idade pode usá-lo. É necessário, contudo, fazer uma avaliação com um especialista para chegar a um diagnóstico e ao tratamento adequados.

Quais cuidados devo ter no tratamento com aparelho autoligado?

Além dos cuidados com as higienes bucal e do aparelho, é aconselhável reduzir o consumo de certos produtos. Isso porque, em alguns casos, podem surgir placas e manchas nos dentes. Por isso, evite alimentos e bebidas que contenham muitos pigmentos.

Após a retirada do aparelho, é indicado fazer um clareamento dentário e exames clínicos para detectar possíveis enfermidades, como cáries e placas bacterianas. Além disso, é possível que o paciente tenha de usar um aparelho de contenção.

O aparelho sem borrachinha traz muitas vantagens para o paciente, já que o resultado é maximizado graças à maior movimentação dos dentes. No entanto, procure sempre por uma clínica especializada, com bons profissionais que possam garantir um tratamento eficaz.

Quer conhecer mais sobre os principais tipos de aparelhos existentes? Então clique aqui!

Author Info

Saimon Disner

Sem comentários

Enviar um comentário