O QUE É DOENÇA PERIODONTAL (DP)? É A MESMA COISA QUE GENGIVITE?

DP ou periodontite é o comprometimento dos tecidos periodontais (gengivas e fibras que ligam a raiz ao osso) pelo processo inflamatório, que leva a reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes, enquanto que, a gengivite, não inclui alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva.

QUAL A CAUSA DA DP?

A placa bacteriana aderida ao dente é a única causa, porém algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistência, restaurações ou próteses mal adaptadas, etc.

COMO É REALIZADO O TRATAMENTO?

É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através da raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.

UMA VEZ TRATADA A DOENÇA, OS TECIDOS RECUPERAM-SE INTEGRALMENTE?

Só as gengivites não deixam seqüelas. A periodontite deixa como: seqüelas alterações estéticas como: deslocamento na posição do dente, retracçao gengival com conseqüente aumento no comprimento do dente, entre outros. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem minimizar esses defeitos.

COM QUE PERIOCIDADES SE FAZEM OS RETORNOS PARA A MANUTENÇÃO APÓS O TRATAMENTO?

As visitas para manutenção devem assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento e, assim, evitar tanto a progressão da doença como a sua recidiva.