47 3363 5696 | 47 997087711(whatsapp) hugodalazoana@hotmail.com

O que é a proporção áurea na odontologia estética?

As clínicas odontológicas se desenvolveram muito nos últimos anos. Hoje, além dos tratamentos costumeiros, esse setor tem se dedica a oferecer inovações aos pacientes, proporcionando mais saúde e beleza à boca.

É por isso que podemos sempre contar com soluções que visam o aumento do bem-estar e da autoestima. Uma das maneiras de conquistar esse objetivo é através da proporção áurea na odontologia estética.

Abaixo explicaremos mais sobre essa técnica e os benefícios que ele pode trazer para as pessoas.

O que proporção áurea na odontologia estética?

A proporção áurea, conhecida também como divina, é a proporção entre duas medidas. Matematicamente falando, ela é uma constante real que pode ser obtida através da divisão de uma reta em dois segmentos, seguindo medidas determinadas pela área.

Esse termo surgiu há 2300 anos na Grécia Antiga, e foi usado pelo matemático Euclides, mas sendo reconhecido pelo nome atual séculos depois.

Muitos acreditam que diversos nomes famosos utilizaram essa proporção em suas obras, incluindo Leonardo da Vinci.

A proporção divina pode ser encontrada tanto na ciência quanto na natureza, especialmente no próprio corpo humano.

Foi assim que muitos profissionais da saúde, especialmente os dentistas, passaram a utilizá-la em busca de resultados melhores, unindo beleza e harmonização facial.

Quais são os principais benefícios da proporção áurea na odontologia?

Na ortodontia, a proporção de um dente pode determinar os cuidados de um sorriso. Ou seja, a largura de cada um deles possui uma proporção ideal para que eles fiquem alinhados.

Quando o dentista passa a usar essa técnica, ele consegue melhorar os resultados obtidos, elevando a saúde e oferecendo uma região mais bonita.

Dentre as principais vantagens da proporção áurea na odontologia estética estão:

1. Reconstrução estética

Quando o paciente é submetido às medidas exatas que cada dente deve ter, ele consegue uma reconstrução bucal mais adequada, consegue melhorar o aspecto da boca e tratar problemas como a diastema.

2. Melhoramento de outros procedimentos ortodônticos

A proporção áurea ajuda a determinar as diretrizes dos dentes, aprimorando os demais tratamentos estéticos como o botox, facetas laminadas e o uso de coroas de porcelana.

3. Alinhamento da arcada dentária

Como já foi dito, as medidas certas dos dentes ajudam a ter um alinhamento entre eles. Assim, toda a arcada dentária passa a ser mais simétrica em conformidade com os parâmetros odontológicos.

Essa forma matemática usada nas clínicas odontológicas deve seguir padrões estabelecidos pela natureza humana para que os dentes possam ter o tamanho ideal. Assim, ela deve ser utilizada com cautela sempre que o paciente for submetido a um tratamento estético, visando equilíbrio da arcada.

Por isso, o mais recomendado é fazer uma avaliação com um especialista para que ele possa identificar quais tratamentos devem ser feitos e quando a proporção áurea deve ser empregada.

A proporção áurea na odontologia estética tem aprimorado outros procedimentos, melhorando a qualidade dos tratamentos. Ela ajuda a contornar problemas que possam surgir na boca, dando mais beleza à face.

Gostou do artigo de hoje? Então descubra também como elevar a sua autoestima por meio de um belo sorriso. Boa leitura!

Author Info

Saimon Disner

Sem comentários

Enviar um comentário