47 3363 5696 | 47 997087711(whatsapp) hugodalazoana@hotmail.com

O que é necessário fazer antes de iniciar o tratamento com aparelho ortodôntico?

Você sabia que antes de iniciar o tratamento com aparelho ortodôntico é necessário realizar alguns procedimentos? O item, que pode ser colocado por pacientes de qualquer idade (veja o vídeo), inclusive crianças (como explica a Dr. Kelly neste vídeo), é encontrado em vários modelos e tem a função principal de concertar a mordida e alinhar os dentes de uma pessoa. No entanto, é elementar tomar alguns cuidados antes de iniciar o processo.

Com base nisso, resolvemos mostrar no post de hoje o que realmente é necessário fazer. Vale mencionar que essa é uma maneira de assegurar um sorriso saudável, esteticamente mais bonito e, consequentemente, de melhorar a sua autoestima. Se você está interessado no assunto e quer saber mais, continue com a leitura e aproveite as informações!

Encontre um profissional especializado em ortodontia

Dentro da odontologia existem diferentes áreas e, por isso, a primeira etapa antes de iniciar um procedimento ortodôntico é procurar um especialista. Um profissional capacitado cuida das disfunções relacionadas com a má posição dos dentes e analisa quais são os processos indicados para tratar. Por exemplo, um espaçamento, um desalinhamento ou problemas de mastigação.

Além disso, você pode conversar com o dentista para conhecer mais sobre os tipos de aparelho (confira o vídeo do Dr. Hugo Dalazoana sobre os principais tipos existentes) e o período de tratamento. Hoje em dia, existem diferentes modelos e, inclusive opções que são mais discretas — o que pode agradar especialmente quem começa o tratamento na vida adulta.

Realize os exames clínicos

É normal que o dentista solicite que você realize uma série de exames clínicos antes de colocar o aparelho. Entre os exames, é possível citar as radiografias, o molde e as fotografias. Todos eles são indispensáveis para que um diagnóstico mais preciso seja feito e para que o molde do item seja confeccionado adequadamente.

Faça os tratamentos em casos de problemas bucais

Antes de iniciar o processo, o profissional realiza a sua avaliação bucal. Nela, é possível identificar outros tipos de problemas bucais que devem, primeiramente, ser tratados, como cáries e problemas na gengiva (doenças periodontais). Caso contrário, eles podem evoluir, causar complicações mais graves e até mesmo comprometer o tratamento ortodôntico.

Vale mencionar ainda que se o siso do paciente estiver com complicações (como explica a Dr. Carla Salvi neste vídeo), também se recomenda a sua retirada. O siso pode aprofundar ainda mais o desalinhamento dos dentes, comprometendo a eficácia do aparelho. Lembre-se apenas de que o profissional deve te orientar antes de qualquer procedimento, tudo bem?

Estabeleça um compromisso com o dentista

Por fim, outro ponto fundamental é o estabelecimento de um compromisso com o dentista e com você mesmo. É importante saber que, mensalmente (ou no período estabelecido de acordo com o seu aparelho), você deve realizar a manutenção em uma clínica.

Também é essencial se dedicar mais à limpeza e à higiene bucal, além de ter mais cuidado ao comer alimentos ricos em corantes (que podem causar manchas) ou muito duros (que podem quebrar o item).

Pronto! Agora que você já viu o que é necessário fazer antes de iniciar o tratamento com aparelho ortodôntico, não perca tempo e realize já esses processos. Não se esqueça de que é uma maneira de garantir um sorriso muito mais bonito e saudável, além de proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida para você.

Gostou do post? Então veja como escolher o dentista perfeito e assegure um sorriso impecável para você. Até a próxima!

Author Info

Saimon Disner

Sem comentários

Enviar um comentário