47 3363 5696 | 47 997087711(whatsapp) hugodalazoana@hotmail.com

Qual a diferença entre lente de contato dental, faceta e coroas?

Você sabia que existem diferenças entre a lente de contato dental, a faceta e a coroa? Embora todas essas opções possam ser feitas de um mesmo material e sejam utilizadas para deixar o sorriso mais bonito, harmonioso e saudável, é o profissional quem decide qual é a melhor opção para cada caso e qual é o material que melhor se adapta à situação.

Por esse motivo, resolvemos mostrar no post de hoje quais são as diferenças básicas entre os três tipos de procedimentos. Lembre-se de que eles são indispensáveis para assegurar dentes mais bonitos e sadios, além de melhorar a aparência e, consequentemente, garantir uma autoestima maior. Se está interessado no assunto, continue com essa leitura e saiba mais sobre as características dos processos.

Lente de contato dental

As lentes de contato dental são laminados superfinos (de 0,2mm a 0,4mm) normalmente feitos de cerâmica pura ou de porcelana. Eles são moldados por uma impressora tridimensional de acordo com cada paciente e, posteriormente, são colocados, um a um, sobre os dentes.

Devido a sua espessura, as lentes requerem um desgaste dentário mínimo e, muitas vezes, imperceptíveis a olho nu. Elas são indicadas quando a pessoa já possui uma estrutura dentária boa, mas ainda precisa de mudanças mínimas relacionadas à cor e ao formato do dente.

Vale mencionar ainda que, em muitos casos, os pacientes não precisam sequer utilizar uma prótese provisória no período de espera até o molde ficar pronto. Essa opção oferece a preservação da estrutura natural do dente, restabelece a função e a resistência da mordida e é bastante durável e resistente às manchas.

Faceta

As facetas são bastante similares às lentes de contato, todavia, são indicadas em casos de pacientes que possuem dentes com restaurações maiores e que necessitam de alterações mais específicas de cor e de formato. Também são utilizadas em casos de pequenos desalinhamentos, fraturas e lascas dentárias.

Essa opção geralmente é feita de porcelana, resina composta ou cerâmica pura, e, assim como no caso anterior, é moldada de acordo com o contorno do dente do paciente. Sua aplicação requer um desgaste dentário maior e, como consequência, a sua estrutura é mais espessa que a das lentes.

As peças são coladas, uma a uma, sobre o esmalte dentário natural por meio de procedimentos específicos. O resultado é a aparência natural do sorriso, além de força e resistência.

Coroa

Por fim, a coroa dentária, utilizada em dentes com tratamento de canal, pinos intrarradiculares ou outro problema que tenha causado uma destruição maior da região. Essa opção cobre praticamente todo o local (como se realmente fosse uma substituição da área afetada) e oferece uma estética bastante similar aos dentes naturais.

Ela pode ser usada sobre o implante, sobre o dente ou como uma base para uma ponte fixa. É válido falar ainda que, nesse caso, a peça vai atuar como um dente fixo. Geralmente são feitas de porcelana, cerâmica pura, ligas de metal e acrílico.

Também existem casos em que a peça é indicada para ligar uma prótese, substituir uma grande restauração, proteger um dente enfraquecido e cobrir uma estrutura deformada.

Agora que você já viu as características principais da lente de contato dental, da faceta e da coroa e suas diferenças, vá em uma clínica odontológica especializada e deixe que o profissional decida qual é a melhor opção para o seu caso. Não se esqueça de que todos os procedimentos são usados para deixar o seu sorriso mais bonito e saudável.

Se você gostou do artigo, leia este outro aprenda um pouco mais sobre as lentes de porcelana. Até a próxima!

 

Author Info

Saimon Disner

Sem comentários

Enviar um comentário