47 3363 5696 | 47 997087711(whatsapp) hugodalazoana@hotmail.com

Qual é a idade certa para pôr um implante dentário?

Com a evolução da odontologia, ficou cada vez mais fácil ter um sorriso bonito. Mas, muito além de uma preocupação estética, cuidar dos dentes é essencial para uma boa saúde bucal.

Em caso de perda dentária, tratamentos como o implante dentário não são só capazes de recuperar a autoestima do paciente, mas permitem que ele tenha uma vida normal.

Essa opção tem ganhado a preferência em relação a próteses temporárias. Mas será que existe uma idade certa para pôr um implante dentário? Para saber a resposta, continue lendo o artigo!

Qual a função do implante dentário?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o implante dentário, mas não existe mistério nesse tratamento. O implante nada mais é que uma estrutura metálica, normalmente feita de titânio, implantada cirurgicamente na estrutura óssea abaixo da gengiva para substituir a raiz do dente e possibilitar a colocação de uma prótese no lugar.

A principal indicação para esse procedimento acontece quando há perda dentária, pela ação de forças físicas, como uma queda ou trauma, ou devido a algumas doenças e outras complicações.

Esse tipo de tratamento apresenta uma série de vantagens em relação às próteses convencionais e às dentaduras. Entre elas estão menos desconforto, melhor higienização, maior estabilidade na mastigação e aumento na percepção do gosto dos alimentos, já que algumas próteses tradicionais podem cobrir a região do céu da boca.

Além disso, esse procedimento não exige o desgaste dos dentes vizinhos para a sua colocação, mantendo intacta a estrutura deles.

Tudo o que é preciso para a colocação do implante dentário são gengivas saudáveis e a estrutura óssea que irá recebê-lo. Portanto, não há também idade máxima para a realização do tratamento, desde que sejam encontradas essas condições. Em caso de problemas ósseos, pode-se realizar enxerto na região para tornar possível a colocação do implante.

O implante, portanto, possibilita a recuperação do sorriso do paciente, aumentando a autoestima e a saúde bucal.

Qual é a idade certa para esse procedimento?

Muitas pessoas associam o implante dentário à idade avançada, mas existem diversas situações em que podem ocorrer a perda dentária e exigir a colocação de uma prótese desse tipo.

Na verdade, não existe uma idade certa para a colocação do implante, e cada caso deve ser avaliado individualmente pelo dentista. No entanto, existem alguns pré-requisitos importantes para o sucesso do tratamento.

Muitos profissionais indicam que o implante dentário só possa ser feito a partir dos 17-18 anos, mas a grande questão por trás disso não é a idade, e sim o processo de formação óssea do indivíduo.

O mais indicado é que o procedimento somente ocorra após a finalização do período de crescimento ósseo da face porque o implante dentário se comporta como um dente fixo, que não muda conforme ocorrem transformações na estrutura óssea do paciente. Caso a prótese seja colocada antes desse período, podem aparecer algumas complicações posteriores.

Esse processo pode acontecer de maneira diferente em cada pessoa e em idades distintas. Por isso, somente o profissional odontologista poderá avaliar tanto a real necessidade de se colocar o  implante como os riscos e os cuidados necessários.

O implante dentário pode ser feito em crianças?

Uma dúvida muito comum é se o implante dentário pode ser feito em crianças. Não existe uma resposta geral para essa questão, uma vez que vai depender de cada caso e da avaliação feita pelo dentista.

Como já foi dito, a colocação de um implante antes da finalização do crescimento dos ossos da face pode gerar complicações no futuro. Porém, existem casos em que a realização do procedimento apresenta mais benefícios do que riscos.

Em ocorrência de anodontia grave e oligodontia na mandíbula, por exemplo, pode-se fazer a instalação do implante em idades menores. Nesses casos, coloca-se a prótese na região anterior da boca, que possui menos alterações após os 7-8 anos.

De maneira geral, somente o profissional dentista poderá avaliar a condição do paciente e qual o tratamento mais adequado.

Agora que você já sabe mais sobre o implante dentário, curta a nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal do YouTube para saber mais assuntos relacionados à saúde bucal!

 

Author Info

Saimon Disner

Sem comentários

Enviar um comentário