O QUE É REFREÇÃO GENGIVAL?

É o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente. Isso pode ocorrer em um só dente ou em vários.

O QUE OCASIONA ESSA RETRAÇÃO?

A causa mais comum é o trauma de escovação, que normalmente esta associada à utilização de escovas com cerdas duras ou médias ou excesso de força aplicada durante o processo de higienização bucal. Existem outras causas que podem estar associadas ou não a escovação e causar a retração. Estas hipóteses são:

• Inflamação da gengiva pela presença da placa bacteriana;
  • Trauma oclusal (força excessiva sobre o dente causado por má posição dentaria ou por restaurações altas);
  • Restaurações desadaptadas na região gengival; posição alta dos freios labiais e lingual;
  • Movimentos ortodônticos realizados de maneira incorreta; dentes apinhados (encavalados);
  • Pouca espessura do osso que recobre a raiz.

POR QUE NESSA SITUAÇÃO OS DENTES FICAM MAIS SENSÍVEIS?

Devido á exposição da raiz, a camada que a reveste (esmalte) desaparece, expondo a dentina, que é sensível. Bochechos com soluções fluoretadas podem amenizar o problema ou a restauração com resina repondo o esmalte perdido.

EXISTE TRATAMENTO?

Sim, o procedimento para reposicionar a gengiva em seu local de origem devolvendo assim à estética e diminuindo a sensibilidade, chama-se RECOBRIMENTO RADICULAR. É uma cirurgia plástica gengival indolor, de rápida cicatrização e excelente pós operatório. Observe os casos a baixo: